top of page
Buscar
  • Foto do escritorNutricionista Gisele Assumpção

Enxaqueca: porque o cuidado com a alimentação é importante

A enxaqueca pode ser caracterizada por um tipo de dor de cabeça (cefaleia), que acomete pessoas geneticamente predispostas.


Essas crises de dores de cabeça podem ter início em qualquer idade, mas costumam se manifestar em adolescentes, adultos jovens e afeta mais as mulheres que os homens.

São vários os fatores que podem contribuir para desencadear a enxaqueca, dentre eles, pode-se considerar os alimentos consumidos.


Dessa forma, pessoas com sensibilidade a tiramina podem ter dores de cabeças após a ingestão de alimentos que contenham esse agente. E quais são os alimentos que contêm tiramina?

Chocolate amargo, vinho tinto, alimentos fermentados, queijos curados, levedura de cerveja, peixe enlatado, fígado de galinha, bananas, berinjela, tomates, framboesa, ameixas, vinagres.

Isso não quer dizer que esses alimentos, estejam proibidos. Mas sim, que é preciso observar se quando ingeridos, são a causa do início das dores de cabeça.


Alimentos que contenham nitratos e nitritos, também podem desencadear essas dores, são eles: Alimentos embutidos, carnes curadas, patês, carnes em conserva, peixes enlatados.

Atentar para o consumo de Aspartame, pois tem muitos estudos que trazem malefícios desse adoçante que também pode ser um desencadeador da enxaqueca.


De um modo geral, o recomendado não é excluir de vez todos esses alimentos, mas sim, quando começar a sentir as dores, tentar lembrar qual comida que pode ter sido a causadora. Nem todas as pessoas, vão ter a mesma sensibilidade para os mesmos alimentos, por isso é importante observar e anotar, quando e após qual refeição a cefaleia se manifestou, mantendo um registro detalhado de sintomas e alimentos. Por fim, lembrar-se de sempre manter boa hidratação com a ingestão de líquidos.


Mahan, Kathleen L.; Raymond, Janice L. Krause- Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Editora Elsever, 2018.


Você sofre com enxaqueca?


Posso ajudar você!


Entre em contato: (48) 98500-7898


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page